sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CARTA DE UMA CIDADÃ ANDREENSE

No “site” da Prefeitura Municipal de Santo André a Escola Livre de Teatro-ELT está apresentada da seguinte forma:

“A Escola Livre de Teatro (ELT) é um espaço de formação e pesquisa na área teatral mantido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer há 17 anos. Pela Escola passaram e passam cidadãos e cidadãs interessados na vivência do teatro em suas diversas vertentes: atuação, direção, dramaturgia, entre outras.
O projeto artístico e pedagógico da ELT é considerado, hoje, referência nacional em formação cênica. Tem como base a vivência de processos criativos compartilhados e a relação mestre/aprendiz, como no aprendizado de ofício. Ou seja: o corpo docente é formado por artistas importantes no cenário teatral, que trazem para a Escola a sua experiência como criadores.
Além de um trabalho amplo de formação de jovens artistas, o que se vê no cotidiano da ELT é um laboratório de experimentações em que o aprendizado do teatro é encarado em seus fundamentos estéticos, éticos e políticos.”

Como moradora do município e “devoradora” de arte e cultura, acompanho de perto tudo que é realizado e idealizado pelos profissionais e pelos estudantes que passam pela ELT.
Foi com grande surpresa que tomei conhecimento dos últimos acontecimentos ligados à ELT!!!! Não me pareceu atitude de pessoas preocupadas, literalmente, com arte e cultura!!!!
Quero aqui deixar bem claro que não sou filiada ou simpatizante de qualquer partido político; sou uma munícipe atenta e preocupada com o que acontece na sua cidade.
Lamento que o Secretário de Comunicação, Sr. Alexssander Soares, que acredito tenha sido a pessoa que redigiu o texto publicado no Diário do Grande ABC no último dia 09, tenha uma visão tão “minimalista” da função de um órgão de imprensa e que tenha ainda questionado a seriedade do jornal. Com certeza o senhor Secretário de Comunicação não deve ter vivido neste País nas décadas de 60 a 80.....se viveu, nem tomou conhecimento e nem procurou informar-se a respeito!!!
Se não são os órgão de imprensa a darem espaço para que a população possa ter divulgado suas manifestações/reivindicações.....quem dará????
Não li e não sei quem escreveu a “tal crítica”.........mas acredito que algum fundamento deva ter.
Ainda no texto publicado no Diário do Grande ABC, que, infelizmente tambem foi assinado pelo senhor, menciona que a Sra. Eliana Gonçalves, atual Coordenadora da ELT, é uma profissional com trajetória de docência artística de mais de vinte anos, com comprometimento com o teatro e com a cidade de Santo André.
Senhor Secretário, queira desculpar minha ignorância, mas nunca ouvi ou vi o nome da Sra. Eliana ligado/vinculado a qualquer atividade cultural do município....e olha que sou uma pessoa muito interessada no assunto e procuro sempre me informar quem são as pessoas ligadas a “fazer acontecer” essa ou aquela atividade cultural.
Até para que eu possa me redimir, se for o caso, gostaria, se possível, que fosse divulgado os feitos da Sra. Eliana ligados à arte e à cultura, antes e depois de ter assumido a Coordenação da ELT.
Seria interessante ainda que a população (munícipe ou interessados nas realizações da ELT) fosse informada sobre as pontes que estão sendo construídas com novos agentes culturais, objetivando aumentar a oferta de vagas. Quem são esses “agentes culturais”?
Espero que amanhã, dia 11/09/2009, ao participar da manifestação que está marcada para as 14h, eu, uma jovem senhora com 51 anos de idade, tenha a oportunidade de vê-lo recebendo os manifestantes!!! COM DEMOCRACIA!!!

Atenciosamente,
Márcia A. Martins