quinta-feira, 26 de abril de 2012

CARTA ABERTA À COMUNIDADE SANTA TEREZINHA E AOS FREQUENTADORES DA PRAÇA RUI BARBOSA


 "A praça é do povo!
 como o céu é do condor." 
 Castro Alves 

Uma reforma existe para transformar algo para melhor, certo? 
Mas não é o que vem acontecendo na Praça Rui Barbosa. A Praça inclui um cartório, a Igreja Santa Terezinha - onde acontecem casamentos regularmente - a Escola Livre de Teatro e o Teatro Conchita de Moraes, além da escola Profa Carlina Caçapava de Melo. 
Por ser um local de grande fluxo de pessoas, era de se esperar que a reforma, que já está acontecendo, transformasse esta praça num lugar seguro, feito para o encontro da comunidade, para noivas tirarem fotos após o casório e para receber o público que vem ao teatro.
Esperamos que tudo isso aconteça e que a praça saia do abandono absoluto em que esteve nos últimos quatro anos, maaaaas... Surpresa!!! Uma rua será aberta e passará pelo meio da praça, retirando árvores, isolando e tornando-a, portanto, mais vulnerável à marginalização e uso de drogas, perda de espaços de convivência e lazer, além do grande perigo representado pelo fluxo de carros para as crianças e jovens das várias escolas do entorno. Outro problema sério é que o rebaixamento da via intensificará o já recorrente problema das enchentes que ocorrem todo ano, fato que é extremante preocupante para todos na região. 
PARA QUE A REFORMA ACONTEÇA DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL, vamos fazer um grande encontro na Praça Rui Barbosa no sábado, 31 de março, à partir das 1oh da manhã, pedindo que a obra seja repensada.
Queremos que a praça seja transformada num lugar iluminado, bonito, com academia ao ar livre, eventos regulares como feiras e shows para a população do bairro Santa Terezinha, com visibilidade, sendo retirados, por exemplo, as estruturas de concreto e que o problema do trânsito na região seja resolvido de outra forma – que não acarrete prejuízos ainda maiores para a população local.
O gasto excessivo com a abertura desta via pública seria melhor utilizado com a reforma da praça e seu entorno tal como ela é. 
Somos a favor de uma reforma bem pensada e que concorde com as necessidades da comunidade.
QUE A PRAÇA NÃO SEJA CORTADA AO MEIO! 
A PRAÇA É DO POVO!

Nenhum comentário: