sábado, 5 de dezembro de 2009

PERGUNTAS DE UMA COMUNIDADE QUE PENSA

Durante o Movimento ELT EM ALERTA, mobilização cidadã iniciada em 8 de Setembro de 2009 pela preservação de uma das mais importantes instituições culturais da cidade de Santo André - a Escola Livre de Teatro, os vereadores representantes do governo reconheceram publicamente no plenário da Câmara dos Vereadores a produção de uma seqüência de inverdades, por eles qualificadas de “fofocas”, que atacavam o trabalho e a pessoa do ex-Coordenador Pedagógico da ELT. Não nos cabe especular aqui sobre a fonte produtora de tais leviandades. O fato é que, apesar desse lamentável episódio que revisita a questão da moralidade dos “fofoqueiros”, a comunidade ELT, em uma clara demonstração de abertura ao diálogo responsável e, sobretudo, pautado por uma atitude ética e colaborativa, realiza nova eleição para a Coordenação Pedagógica.

Na última reunião da Comissão criada pelo Legislativo andreense para intermediar o diálogo entre comunidade ELT e Secretaria de Cultura, reunião que contou com a presença de vereadores, representantes da comunidade ELT e representantes da Secretaria de Cultura, estes últimos lançaram a palavra CONFIANÇA como o termo central que deveria reger as relações entre a Secretaria de Cultura e a comunidade ELT. Virando a página das “fofocas”, a proposta sugeria relações claras e transparentes. Esse tipo de relação não é uma relação desconhecida dentro da comunidade ELT, comunidade pautada pelo respeito e pela valorização do diálogo sincero, chão onde o projeto vitorioso da ELT viceja há já duas décadas.

A Secretaria de Cultura tem anunciado a intenção de abrir nova licitação para a ELT. Todos sabemos estar previsto no atual contrato a possibilidade de renovação do mesmo por até 5 anos, caminho este que oferece claras garantias em relação à preservação do projeto original da escola, compromisso assumido pela Secretário Edson Salvo de Melo desde o início de seu mandato no atual governo. Mas para trilhar esse caminho mais simples e seguro, a Secretaria de Cultura precisa QUERER tal caminho. As intenções já declaradas, no entanto, são outras. Sabendo que a contratação por pessoa física (uma das opções aventadas pela Secretaria) é mais onerosa aos cofres públicos do que o atual formato, não nos parecendo, por razões óbvias, a mais correta em termos de responsabilidade com a verba pública, perguntamos: qual a razão para a realização de uma nova licitação? Sabemos que o argumento de que o orçamento da ELT, mantida este ano pela Secretaria de Educação, em 2010 terá que voltar para a Secretaria de Cultura, não sustenta a necessidade de uma nova licitação, já que existem mecanismos simples de transferência de contratos entre Secretarias. Sendo assim, porque uma nova licitação?

Para que possamos CONFIAR que a opção por uma nova licitação é um imperativo do qual a Secretaria de Cultura não pode se furtar, gostaríamos que nos fosse apresentada de forma clara a RAZÃO para optar por esse caminho, sem dúvida nenhuma mais tortuoso e aparentemente desnecessário, em detrimento à simples renovação contratual, renovação prevista dentro da mais absoluta legalidade e que garante a preservação do projeto de uma instituição que, nas palavras dos próprios membros do Legislativo, já não pertence mais a este ou aquele governo de plantão, mas à cidade de Santo André.

No aguardo de uma resposta, confiamos.

COMUNIDADE ELT EM ALERTA

Nenhum comentário: