sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ELT EM ALERTA! Clique na imagem para ver melhor!


 

Escola Livre de Teatro de Santo André promove ocupação artística
A “Semana ELT em Alerta”, como foi chamada, começa nesta segunda-feira com diversas apresentações gratuitas de música, teatro e dança, além de mesa de debates com Luís Alberto de Abreu e Francisco Medeiros

De 21 a 25 de setembro a comunidade da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) promove a Semana ELT em Alerta. O evento é uma Ocupação Artística em prol da Manutenção do Projeto Pedagógico da Escola, que está seriamente ameaçado.
            Durante a semana, diversos coletivos teatrais e artistas que apóiam a causa se apresentarão nos espaços da Escola Livre de Teatro e Praça Rui Barbosa, no bairro de Santa Terezinha, Santo André. Farão parte da Semana, espetáculos de teatro e dança, atividades de literatura, apresentações musicais e performáticas, além de debates sobre políticas públicas culturais. Na mesa de debates do dia 23, o dramaturgo Luis Alberto de Abreu e o diretor Francisco Medeiros, discutirão sobre o projeto artístico-pedagógico da Escola.
No rol de convidados estão artistas de destaque na cena regional e nacional como a Cia. São Jorge de Variedades, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Brava Companhia, Teatro de Rocokóz, o escritor Marcelino Freire e o cantor Rubi.
            Artistas e grupos participantes farão apresentações gratuitas em defesa da continuidade do projeto ELT, que se tornou referência para a formação de atores no Brasil e que está completando 20 anos de luta e existência. A Escola, que é autogerida pelo coletivo de mestres e aprendizes e escolhe democraticamente sua coordenação, ficou abalada no dia 08 de setembro de 2009, com a notícia de que seu coordenador pedagógico, o ator Edgar Castro - professor da escola há 11 anos - havia sido demitido sem justificativas.
Na sexta-feira, onze de setembro, mais de trezentos artistas representantes dos principais coletivos de artes cênicas das cidades de Santo André e São Paulo - entre eles as atrizes Maria Alice Vergueiro, Leona Cavalli, Georgete Fadel, o ator Antônio Petrim, a diretora Cibele Forjaz – fizeram uma passeata da Praça Rui Barbosa, sede da Escola, até o Paço Municipal, onde foi entregue uma carta de reivindicações ao Secretário de Cultura do município.
Ontem, dia 17, mais de cem artistas estiveram presentes na Câmara Municipal de Santo André, durante a Sessão Plenária. Os aprendizes Mário Augusto e Lílian Cardoso fizeram uso da Tribuna Livre para defender a continuidade do projeto da ELT e foram apoiados pela maioria absoluta dos vereadores.
O movimento repercutiu numa comissão de vereadores e membros da Comunidade ELT que dialogarão junto ao Poder Executivo, que vem negando todas as reivindicações da comunidade e descumprindo os prazos de resposta acordados em reunião, firmando a decisão de afastar Edgar Castro como coordenador e professor da Escola.
A comunidade não aceita essa decisão e por isso convida todos os cidadãos e cidadãs a participarem da Semana ELT em Alerta, uma mostra que reflete a diversidade estética e a profundidade ética que regem a práxis da Escola.


SEMANA ELT EM ALERTA!
Entrada Franca

SEGUNDA–FEIRA
21/09

10 e 16 HORAS – TEATRO DE RUA
O SANTO GUERREIRO E O HERÓI DESAJUSTADO
CIA SÃO JORGE DE VARIEDADES
Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança chegam à capital paulista procurando sua doce e amada Dulcinéia, mas não conseguem entender as regras de nossa metrópole e se adaptar a nova realidade. Para salva-los aparece São Jorge que revela a eles a vida que ainda pulsa em São Paulo. O roteiro se desenvolve como num desfile de escola de samba, com carros alegóricos em forma de barco, diferentes alas e samba-enredo.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA



TERÇA–FEIRA
22/09


15H – ESPETÁCULO TEATRAL
CENAS DO ESPETÁCULO A DOBRA
CIA DO NÓ
Willian é um empresário insatisfeito com o cargo que ocupa na empresa. Inexplicavelmente há uma dobra no tempo que o faz encontrar consigo mesmo.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 16 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT

16H – ESPETÁCULO TEATRAL
LÊNIN
NÚCLEO ZONA AUTÔNOMA
Um homem, vivendo no século XXI, decide viajar no tempo com o propósito de entregar um presente para um líder num sindicato em São Bernardo do Campo que, segundo ele, foi responsável pelo desperdício de sua juventude nos anos noventa. Porém, durante a jornada, começa a desconfiar que a ação de modificar o passado para alterar o presente pode ser uma tentativa fracassada de revolução.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 16 ANOS
ESPAÇO: GALPÃO ELT

18H – ESPETÁCULO TEATRAL
SOBRE TERROR E MISÉRIA NO NOVO MUNDO
CIA ANTROPOFÁGICA
Comandada pelo diretor Thiago Reis Vasconcelos, a peça resgata emoções, comportamentos e relações de poder na época do Brasil Colonial e faz paralelo com o momento atual do país. Depoimentos de pessoas que andam pelo metrô Paraíso foram colhidos e são adicionados durante a apresentação.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 16 ANOS
ESPAÇO: GALPÃO ELT

19H30 – APRESENTAÇÃO MUSICAL
HEITOR BRANQUINHO: UM BRANQUINHO E UM VIOLÃO
PARTICIPAÇÃO DE HUGO BRANQUINHO
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: SALA 01 – ELT

20H – ESPETÁCULO TEATRAL
ATO ÚNICO
CIA. VERALUZ
A partir de uma catástrofe, um ataque terrorista, Ato Único apresenta a vida de dois casais e como seus relacionamentos desmoronam com o passar do tempo.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 14 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES - ELT


 QUARTA–FEIRA
23/09

10H – DANÇA
VIVÊNCIA E JAM SESSION COM TICA LEMOS
CIA NOVA DANÇA 4
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 14 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT

14H – TEATRO DE RUA
UM SHOW DE VARIEDADES PALHACÍSTICAS
TEATRO DE ROCOKÓZ
Um brinde à inventividade, à espontaneidade e à capacidade de interação e de envolvimento com o espectador transeunte dos anônimos saltimbancos e mambembes de todos os tempos.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA

16H – ESPETÁCULO TEATRAL - INFANTIL
CIRANDA DAS FLORES
CIA PROSA DOS VENTOS
A peça mistura mistério, sonho e realidade com a história de uma jardineira e um semeador que se amam, mas têm vergonha de assumir. Certo dia, eles brigam e muitas surpresas acontecem.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT

17H – TEATRO DE RUA
A BRAVA
BRAVA COMPANHIA
A Brava narra a saga da heroína francesa Joana d’Arc e propõe uma reflexão sobre objetivos, rumos e escolhas de cada pessoa, sendo a história da combatente usada como metáfora e transportada para os dias atuais, juntamente com as referências da cultura pop e da tradição popular brasileira.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA

19H – DANÇA
DANÇA INDIANA
THIAGO ANTUNES
Apresentação de duas coreografias de dança clássica indiana Odissi, que tratam, numa oração pública, da remoção dos obstáculos e do poder transformador da festa.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: GALPÃO ELT

19H30 –APRESENTAÇÃO MUSICAL
RUBI
Pocket show acústico em que o cantor apresentará músicas de seu último CD, Infinito Portátil.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT

20H – MESA DE DEBATE
O PROJETO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA LIVRE DE TEATRO DISCUTIDO POR CHIQUINHO MEDEIROS E LUIS ALBERTO DE ABREU
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT

QUINTA–FEIRA
24/09 

10H – TEATRO DE RUA
CANTEIRO
CIA DOS INVENTIVOS
Com humor a Cia faz uma reflexão sobre o herói e traz a pergunta, quem são os nossos heróis atualmente? Livremente inspirado na obra “Viva o Povo Brasileiro” de João Ubaldo Ribeiro, CANTEIRO é a homenagem da Cia dos Inventivos aos milhões de heróis brasileiros que constroem, diariamente, este país.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA

14H – POESIA & PROSA
SOLO PERNAMBUCANO
MARCELINO FREIRE
O contista Marcelino Freire fará leitura de seus contos, divididos e selecionados pelo ator Gabriel Pinheiro.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: GALPÃO ELT

17H – TEATRO DE RUA
A FARSA DO BOM ENGANADOR
CIA BURACO D´ORÁCULO
Adaptação de La farce du maître Pathelin, sátira anônima escrita no século XV, que faz criticas a duas classes sociais em ascensão na França deste século: a dos comerciantes e a dos magistrados, A Farsa do Bom enganador narra a história do Dr. Calafanje um advogado empobrecido, mestre na arte de enganar, que, com a ajuda de sua esposa, Nuculosa, consegue ludibriar um feirante, Sr. Salabaeto, surrupiando-lhe uma peça de tecido.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA

19H30 – PERFORMANCE
PALAVRAS EM UMA NOITE DE FÚRIA
VIVIANE PALANDI
Solo nascido da manifestação cênica poética, em primeira instância revela-se como poesia proclamada, necessária: vitalidade explosiva.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS
ESPAÇO: GALPÃO ELT

20H – INTERVENÇÃO  TEATRAL

INTERVENÇÃO DO TEATRO SUSTENTÁVEL
COM PONTO DE CULTURA DE DIADEMA
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA

21H – ESPETÁCULO TEATRAL
NEKRÓPOLIS
FORMAÇÃO 10 DA ESCOLA LIVRE DE TEATRO
No palco é montado um julgamento. O acusado: um grupo terrorista. O júri: o público. A trama fala sobre um grupo terrorista que desenterra cadáveres de pessoas que, em vida, não tiveram voz na sociedade: os excluídos. Dessa forma, expõe a negligência e a impunidade de um governo.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT

 SEXTA-FEIRA
25/09

10H – ESPETÁCULO TEATRAL - INFANTIL
CHUÁ-CHUA, ISSO É HORA DE BRINCAR?
GRUPO TEATRAL PARLENDAS
O espetáculo aborda os medos e angústias infantis, contando a história de Mariana, uma menina que tem medo de água, por isso, recusa-se a tomar banho ou sair em dias chuvosos.
Muitos personagens aparecem para ajudá-la a perder esse medo! E no final, acaba tomando um banho bem gostoso com bolinhas de sabão!

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT

14H – TEATRO DE RUA
BRASIL, QUEM FOI QUE TE PARIU?
TRUPE ARTEMANHA
A partir da visão bem humorada de dois escravos-tigres embarcaremos em uma viagem musical pela história de um Brasil que nunca se viu.  De uma forma alegórica o espetáculo de rua Brasil, quem foi que te pariu?, celebra o encontro entre o índio, o branco e o negro que geraram o nosso Brasil de multifaces, raças e credos.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA

16H – TEATRO DE RUA
ARAPUCAIA
GRUPO FORTE CASA TEATRO
Espetáculo livremente inspirado em Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, de Bertolt Brecht, narra a história de três criminosos, Lucrécia Gavetão e seus dois filhos, Sem Eira e Nem Beira, que, perdidos no meio do nada, fugindo da polícia e sem ter para onde ir, resolvem fundar uma cidade, a cidade dos prazeres: Arapucaia.  
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA

17H – INTERVENÇÃO TEATRAL
CIA DA MATILDE
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA

17H30 – ESPETÁCULO TEATRAL
GARDÊNIA
EL OTRO NÚCLEO DE TEATRO
Inspirada na obra O Amor Nos Tempos De Cólera, do escritor Gabriel García Márquez. Na história, Fermina Daza e Florentino Ariza necessitam passar por mais de 50 anos para ficarem juntos. O amor os leva a superar até mesmo a epidemia do cólera. Dois atores dividem o palco com dez retroprojetores e uma vitrola para simbolizar esse amor profundo e difícil.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS
ESPAÇO: GALPÃO ELT

19H30 – INTERVENÇÃO TEATRAL
MAIORES SÃO OS PODERES DE DEUS
TEATRO DE ROCOKÓZ
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES

20H – ESPETÁCULO TEATRAL
CINDY HIP-HOP
NÚCLEO BARTOLOMEU DE DEPOIMENTOS
Embalada pelo ritmo da cultura hip hop, a peça conta a fábula de quatro cinderelas urbanas, com a junção de todos os elementos que norteiam a cultura de rua - dança, palavra, música e grafite, e mescla a ficção com a realidade da juventude do Brasil.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES

4 comentários:

Lilian Ganzerla Cardoso disse...

LINDO! Essa programação tá fantástica. Isso mostra o tamanho desta causa!

Sinto muito amor por tudo isso.

Anônimo disse...

Tomei a liberdade de publicar esta programação (e o devido link a este blog) em meu blog, espero que não se importem... (caso queira retiro...)

Abraços

Fernando Melo disse...

Ao amigo de cima, agradeço demais que tenha colocado no seu blog, não há problema algum, muito pelo contrário! E apareça!

Muito bom ver atos tão bonitos se desenvolvendo, só pode ser PAIXÃO!

Cafeína Mental disse...

Vou ir o máximo de programas possíveis!

Viva a Arte!